quarta-feira, 2 de julho de 2008

BOLETIM INFORMATIVO 9ª EDIÇÃO

BOLETIM INFORMATIVO
TANQUINHO-BA
MÊS: 01/2007

Tanquinho-Bahia

ACABANDO COM O NEPOTISMO EM TANQUINHO
Essa foi a matéria publicada pelo PSB no Boletim Informativo 3ª Edição, mês 11/2005.
NEPOTISMO: É a prática ilegal e proibida por Lei, onde autoridades (Juízes, deputados, Prefeitos etc), costumam proteger e beneficiar seus parentes com empregos no serviço público. Por ser proibido, essa prática não poderia está sendo usada por quem julga e condenam o erro, portanto esses (Juizes) de todo o Brasil, têm 03 meses para acabar com o Nepotismo, pelo ao menos no JUDICIÁRIO. Era o exemplo que precisávamos, pois só assim, chegará também ao poder Executivo e Legislativo.
Enquanto a coisa se esquenta, nós do PSB, PC do B, PT e PMDB, já fizemos a nossa parte, entramos com uma Ação no MP (Ministério Público) desde o dia 21/10/2005, requerendo investigação do Prefeito, por empregar a mulher, o filho e a neta. A devolução ao erário e afastamento do cargo por desobediência ao Art. 37 da Constituição Federal. Agora, Justamente no dia 11/01/2007, numa quinta feira, o Promotor Cristiano Chaves se apresentou no BA TV, para dizer que está tomando medidas drásticas contra o Prefeito de Tanquinho, para combater o empreguismo de familiares na prefeitura, mas os tanquinhenses não assistiram a matéria porque provavelmente alguém infiltrado no setor de comunicação da Tv Subaé, lhe avisou que ia ser publicada e automaticamente ele trocou a freqüência do canal 12 para o canal 08, para o povo de Tanquinho não assistir a reportagem, mas pessoas de outros municípios que sintonizam o BA-TV assistiram e gostaram da iniciativa do Ministério Publico. Mas até o momento não sabemos de nenhuma portaria de exoneração dos seus parentes, parece que a teimosia, o crime contra o patrimônio publico e o enriquecimento ilícito continua. Mas nós fizemos a nossa parte. Vamos expor o fato a direção da TV Subaé e solicitar uma nova divulgação da matéria para chegar ao conhecimento da população de Tanquinho e cobrar do MP, medidas mais eficazes.

NÃO RESPEITA E NEM PROTEGE SEU POVO.
São 28 valas com aproximadamente 02 metros de profundidade exposto na praça há mais de 60 dias e nenhum isolamento (tapume) de proteção aos cidadãos que trafegam a praça, inclusive nos dias de sábado onde se concentra muitas pessoas, o perigo está no ar e a negligência também. Os tanquinhenses assistem passivamente e não há um sequer que denuncie ao CREA, MP e outros órgãos de proteção o verdadeiro absurdo.
Sendo uma obra de fundição deveria ter feito a análise do solo previamente e não foi feito, sendo o Prefeito um cidadão tanquinhense (vive aqui há mais 30 anos) deveria saber que neste local era alagado, foi aterrado com entulho e para se chegar ao solo resistente, era preciso escavar cerca de 06 (seis) a 08 (oito) metros de profundidade, pois as plantas de construção do Mercado Municipal já indicava a dimensão e nada disso foi feito, só depois da escavação veio a incerteza; muita água e muita lama, daí parou-se para analisar a gravidade do problema. Em resumo, temos uma obra encalhada pela falta de experiência e competência administrativa. E se for construída como está sendo, o poder público vai arcar com grandes prejuízos no futuro e é bom saber, qual é a Empresa e Engenheiro responsável para responder pelo provável desabamento da estrutura. Veja os últimos acontecimentos nas obras do metrô de São Paulo. Aqui não é diferente de lá, é pior: querem colocar estruturas de ferro muito pesadas em solo (lamaçal sem Bate estacas), verdadeiro absurdo na engenharia. Ninguém merece.......
RAPIDINHA: Dentista particular para alguns. O prefeito está promovendo tratamento dentário para seus simpatizantes e quando alguns necessitados vão solicitar uma consulta a resposta é simples: a campanha acabou. Só terá vaga daqui há 90 dias se existir outra campanha. Enquanto isso, o povo ainda sofre as perseguições políticas/partidária e os recursos que seria para todos só beneficia seus privilegiados. Mas isso vai acabar em breve.


ÁGUA DA EMBASA EM TANQUINHO. PAGAMOS E NÃO USAMOS.
Se aproveitando da passividade de todos, há muito tempo a EMBASA(sob a supervisão do Sr. Pedro) a quem o povo chama de Doutor, tem cobrado dos consumidores tanquinhenses com uma certa rigidez, trinta dias de atraso o corte é fatal. Mas os seus serviços perante a população é de péssima qualidade, veja: só libera a água apartir das 19:00 hs e fechas 6:00 horas da manhã, justamente num período em que as pessoas estão dormindo e não há consumo, aos sábados, domingos e feriados não existe água durante o dia principalmente em época de muito calor e nos feriados quando se concentra muitas visitas em nossas residências. A esperteza vai além, quando abrem a distribuição, existe uma grande corrente de ar que faz os relógios girar dando a impressão de consumo e que todos deveriam fechar as torneiras, mas a EMBASA , retirou o aparelho que permite o consumidor fechar ou abrir o registro, deixando todos abertos para gerar consumo sem consumir. Somos consumidores iguais aos de Feira, Salvador e lá não é assim, temos o dever de pagar em dias, a EMBASA tem a obrigação de deixar a água correr nas torneiras o dia todo, exceto em caso de manutenção, pois é assim que funciona na maioria das cidades, estado e no país e nós não somos diferentes, afinal de contas, pagamos o que consumimos e o produto de consumo deve estar a nossa disposição de acordo a nossa vontade e necessidade. Se a EMBASA só libera água a partir das 19:00 h, nós também poderíamos determinar de quanto em quanto meses deveríamos pagar não é verdade? “Dr. Pedro”. Precisamos nos mobilizar, fazer um documento e encaminhá-lo ao Presidente da Embasa Sr. Abelardo Oliveira e denunciar a DEFESA DO CONSUMIDOR. Chega de tanta exploração, humilhação e tratamento desumano com o nosso povo. Se a EMBASA não tem condições de garantir o fornecimento de água o dia todo, então coloque outra empresa no lugar, ninguém está pedindo nada a ela, a não ser cumprir com o seu dever de empresa fornecedora de água a
comunidade de Tanquinho que há muitos anos paga o que não usa e se humilha esperando água chegar na hora que o “Dr Determina.” Pres. do PSB, Prof. Raimundo.

CONCURSO A VISTA
Existe rumores na cidade, que vai haver concurso Público promovido pela Prefeitura Municipal de Tanquinho, em breve. Estamos aguardando a Portaria de licitação da Empresa que vai executar o concurso, Edital de abertura/Convocação e membros fiscalizadores. É provável que realmente aja o concurso e vamos ficar bem atentos, pois é aí que se pode inserir parentes , amigos e simpatizantes do prefeito. Qualquer irregularidade ou maracutaia devemos denunciar pra o bem da população que vai lutar por uma vaga, caso exista o concurso. Vamos aguardar, por enquanto é somente rumores, mas onde há fumaça, deve haver fogo.


RAPIDINHA: Dentista particular para alguns. O prefeito está promovendo tratamento dentário para seus simpatizantes e quando alguns necessitados vão solicitar uma consulta a resposta é simples a campanha acabou, só terá vaga daqui há 90 dias se existir outra. Enquanto isso, o povo ainda sofre as perseguições políticas/partidária e os recursos que seria para todos só beneficia seus privilegiados. Mas isso vai acabar em breve.


GOVERNADOR WAGNER EXONERA DIRETORES DO NOVIS
O processo de mudança em Tanquinho, começou desde o dia 28/12/2006 com a saída da Coordenadora Estadual de Educação Prof. Aurinha e no dia 09/01/2007 foi a vez da Diretora Prof. Popeya e Vice-diretoras Prof. Regivalda e Jaciara. Estamos aguardando a qualquer momento a nomeação dos substitutos para assumirem a nova Direção. O processo de matrícula continua normal, os pais devem matricular seus filhos, a escola está aberta pela manhã, tarde e noite disponibilizando vaga para todos.
Quem assume a direção? Diretor: Prof. Raimundo ou Profª. Kel, um assumindo o outro será vice. Vice-Diretores: Profª. Rosangela, Profª. Elisa. Coordenador Est. de Educação: Prof. Edmundo. Secretário: Profª. Graça.
Outros cargos quem assume? Chefe da Ciretran: Roseval. Chefe da EBDA: Renato Rui ou Domingos. Chefe da Ebal: Arlete.
Os cargos poderão ser alterados de acordo decisão dos Diretórios estaduais por critérios políticos, mas existirá a participação dos partidos PT, PMDB e PSB.

UMA CIDADE SEM SEGURANÇA
Aproveitando-se da falta de segurança e do descaso da administração municipal a cidade viveu dias terríveis de arrombamentos seguido de roubo, um na paratodos e outro no mercadinho Bom de Preço da Sra. Mirian Cedraz. Até hoje não se sabe quem foi. Diante do fato, a Policia ainda não intensificou a vigilância noturna e nem os guardas Municipais noturnos estão atuando, foi preciso o Comercio Local se reunir e pagar uma Taxa de R$ 10,00 para um grupo de pessoas fazerem a vigilância. Vivemos numa cidade mal administrada que até Computadores já foram roubados da Secretaria de educação, justamente a noite, mas o caso foi abafado por ter participação de simpatizantes do poder. Se a prefeitura não consegue proteger seus bens e patrimônios, com certeza não tem condições nenhuma de proteger a cidade, nem o comércio e tampouco a população. Estamos sozinhos jogados ao Deus salvará. Assim segue a administração atual em Tanquinho.
RAPIDINHA: O vereador Ecinho foi reeleito presidente da Câmara. Dizem que no grupo da situação e oposição não encontraram ninguém que fosse mais honesto, mais formado, mais íntegro e mais fiel ao prefeito, portanto: ruim por ruim, acabou assim. as diárias de R$ 150,00 continuam com direito a almoço nos melhores restaurante e até fazenda se compra. Falta homens ou falta vergonha na cara.


PROFESSOR RAIMUNDO INFORMANDO SE LIGUE HOMI E MUIÉ TAMBÉM.
Impondo dificuldades. Os alunos da zona rural que moram em localidades que fazem limite com Tanquinho, sempre tiveram transporte para freqüentar os Colégios Municipal e Estadual da sede. Agora que o prefeito perdeu os cargos referentes ao governo, está anunciando por aí, que não terá transporte para alunos que moram no limite ou próximo, pois o ônibus escolar que recebe ajuda federal(p/transporte) só vai até algum local bem distante do limite, justamente para dificultar o transporte dos que moram no limite ou fora dele. Alegando que alguém denunciou a busca ilegal de estudantes de outro município, ele resolveu justamente esse ano colocar dificuldades para as famílias que buscam as escolas municipais e estaduais em Tanquinho, ainda pela qualidade e segurança aos seus filhos. Quem denunciou, está correto, as escolas de Tanquinho devem conviver com a sua realidade, ou seja, os alunos do município estudam em seu município, mas para isso é necessário ir buscá-los até o limite municipal, nem antes e nem depois. O que não se deve esquecer, é que, independentemente de serem alunos da Rede Estadual ou Municipal, eles são cidadãos tanquinhenses que merecem estudar e essa responsabilidade é exclusiva do gestor Municipal, segundo a LDB(Lei de Diretrizes e Base da Educação ) dinheiro é que não falta veja os valores abaixo:

VERBA FEDERAL DESTINADA AO MUNÍCÍPIO DE TANQUINHO EM 2006.
Total destinado ao Mun. Ação Bolsa Família(ano) - Benefícios: R$ 629.030,00
Total destinado ao Município ação FUNDEF (ano): R$ 303.935,89
Total destinado de apoio ao transporte escolar Municipal (ano): R$ 23.012,08
Dinheiro direto na escola p/ o Ensino Fundamental (ano): R$ 23.752,40
Total Geral destinado ao muicípio de TANQUINHO: R$ 4.039.795,48

É QUASE IMPOSSÍVEL FUGIR DOS ADITIVOS, MAS É PRECISO EVITAR OS EXCESSOS NA ALIMENTAÇÃO.
Existem muitos tipos de aditivos – É obrigatório por lei que os rótulos dos produtos declarem quais os aditivos utilizados no alimento. Veja quais são as principais categorias de aditivos e para que eles servem:
Acidulante - Aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos. Existem também os reguladores de acidez, como o tartarato monopotássico.
Agente de massa – Aumenta o volume de massas.
Antiespumante – Previne ou reduz a formação de espuma. Um exemplo é o dimetilpolisiloxana.
Antioxidante – Retarda a oxidação do alimento, ou seja, as mudanças de características que ocorrem pelo contato com o ar. Como os legumes que vão perdendo o valor nutritivo quando descascados, ou a margarina, que fica rançosa, A vitamina C também é um antioxidante.
Antiumectante – Ajuda a reduzir a absorção da umidade do ar pelos alimentos, evitando bolores, por exemplo. Um dos mais comuns é o silicato de cálcio. Há também os umectantes, como o propilenoglicol, que , ao contrário, evitam o ressecamento.
Aromatizante – Confere ou reforça o aroma e o sabor dos alimentos. Você identifica como “aroma” nos rótulos.
Conservante – Impede ou retarda a alteração dos alimentos provocada por microorganismos ou enzimas. Ou seja, o alimento dura mais. Nitritos e nitratos estão entre os mais usados.
Corante – Proporciona, intensifica ou restaura a cor de um alimento. Existem os naturais, os artificiais e os sintéticos idênticos aos naturais Mas seu uso é. Muitas vezes, desnecessários. O iogurte, por exemplo, não precisa ser colorido: pode ser branco e ter o mesmo sabor. Cúrcuma e tartrazina são alguns dos corantes que podem ser encontrados nos rótulos.
Edulcorante – Confere sabor doce ao alimento. É usado no lugar de açúcares em produtos diet ou ligth. Há o aspartame, o ciclamato, a sacarina e o acessulframe K, entre outros.
Espessante – Aumenta a viscosidade do alimento. A goma xantana é um exemplo.
Estabilizantes – Mantém o alimento homogêneo. Ou seja, impede que os ingredientes se dispersem, deixando, por exemplo, uma parte mais concentrada que as outras, Agar-ágar e goma arábica são estabilizantes.
Glaceante – Dá brilho ao exterior do alimento. Parafina e vaselina liquida são exemplos de glaceantes.
Realçador de sabor – Ressalta o sabor e o aroma de um alimento. Funciona como um tempero. Glutamato monossódico e extrato de levedura são realçadores.
Se você só olha o rótulo dos produtos para contar calorias e gorduras, está na hora de passar a fazer uma leitura mais ampla. Quanto mais bonito e colorido um produto industrializado, maior a probabilidade de que ele tenha alta quantidade de aditivos. Mostraremos os produtos que contém mais aditivos na próxima edição.

Nenhum comentário: